terça-feira, 7 de agosto de 2018

Ao relembrarmos como tudo começou valorizamos aqueles que ajudaram a escrever as primeiras páginas desta história. Nestes 25 anos passaram pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Jair de Moura Calixto, inúmeros profissionais e várias equipes diretivas. Um grande e árduo caminho foi traçado e percorrido até chegar aos dias de hoje.

Para contar parte desta história a redação do site vnoticia.com conversou com a primeira diretora da instituição, professora Carmen Signor Debastiani, que nos relatou muitas das atividades desenvolvidas no início, quando a proposta dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), era promover uma educação diferenciada em período integral e que atendesse às necessidades de estrutura física e pedagógica para os estudantes. Para falar sobre o contexto e as conquistas atuais da instituição, entrevistamos o diretor Helmiton Francisco Soares.

“Em julho de 1993, com a presença do então governador do Estado Alceu Colares, secretária Estadual de Educação Neuza Canabarro, acompanhados dos demais secretários de estado, deputados, prefeito na época Ademar Dal’Asta, autoridades do município e região, professores, funcionários, pais, alunos e a comunidade de Nonoai e região, inaugurou-se, em grande estilo o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), escola de turno integral. Acontecimento que marcou para sempre a história de nosso município.” “Vale lembrar que a obra foi conquistada na gestão do prefeito Adonis Luiz de Barros e inaugurada na gestão do então prefeito Ademar Dal’Asta, conta Carmen.

A ex-diretora conta também, “iniciamos as atividades na semana seguinte, e entramos no calendário C, pois na época, o estado do Rio Grande do Sul adotava três calendários escolares A, B e C, e os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS) funcionavam durante todo o ano. Os alunos permaneciam na escola de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30h. Era oferecido o café da manhã, lanche, o almoço, o lanche da tarde e a janta. Num dos turnos, as aulas eram normais e no outro, os alunos eram atendidos por professores e monitores, várias oficinas, jogos, teatro, música, esporte e lazer, eram desenvolvidas e as tarefas de casa eram todas realizadas na escola, com acompanhamento de profissionais habilitados. Os alunos recebiam uma alimentação saudável e balanceada, a maior parte dos legumes, temperos e verduras eram retirados da horta cultivada na própria escola. O leite vinha direto do produtor toda a manhã. Pães, bolachas e bolos eram produzidos diariamente na escola pelas funcionárias. Todos tinham um cuidado todo especial pela alimentação, limpeza e com todo o patrimônio da instituição. Os professores realizavam visitas às famílias para conhecer a realidade dos alunos, além de receber treinamentos para aperfeiçoar as atividades de sala de aula. A cultura era objeto de resgate através das danças folclóricas. Eram desenvolvidos vários projetos e alguns deles por meio de campanhas de prevenção a doenças. A conscientização dos pais e o comparecimento dos mesmos à escola, bem como, sobre suas responsabilidades também era nosso foco”, argumenta Carmem.

“Os recursos humanos da escola eram distribuídos em direção, vice-direção, secretaria, biblioteca, supervisão escolar, orientação educacional, professores, monitores e funcionários. Contávamos também com dentista, enfermeira, psicóloga e assistente social, em período integral e com todo o apoio da prefeitura municipal, 7ª Coordenadoria Regional de Educação de Passo Fundo (CRE) e do governo do Estado, pois este, sempre fazia questão de nos visitar quando viesse para esta região”, enfatiza a ex-diretora.

Segundo Carmen, em 1993, ano de inauguração da escola, três projetos inicialmente importantes foram colocados em prática, “a horta didática, sala de leitura e a brinquedoteca”, ressalta Carmen.

“Neste mesmo ano, recebemos do governo do Estado uniformes, pastas, mochilas e um par de tênis para cada aluno da escola. Além disso, a escola fornecia todo o material escolar para todos os alunos. Recebemos também, do governo do Estado uma Kombi 0 km, a qual era de propriedade do CIEP e servia à escola, bem como para os trabalhos desenvolvidos pela orientadora educacional, psicóloga e assistente social junto aos alunos e suas famílias. Além de todos os bens móveis necessários ao bom funcionamento de uma escola, a mesma recebeu também para complementar o trabalho lá desenvolvido, um laboratório de ciências com todo o material necessário à pesquisa, jogos pedagógicos, instrumentos musicais, material esportivo, material e utensílios para as aulas de técnicas domésticas e um acervo bibliotecário completo com livros para pesquisa e leitura envolvendo todos os gêneros.

Dando continuidade, no ano de 1994, dentro do processo de ensino-aprendizagem, sempre procuramos dar uma atenção especial à leitura, tendo o livro como importante instrumento pedagógico, além de contarmos com os recursos audiovisuais na época, televisão e vídeo cassete. A preservação do meio ambiente, oficinas de danças, teatro, música e práticas esportivas faziam parte do cotidiano escolar”, relata e acrescenta, “ainda neste ano foi organizado o Círculo de Pais e Mestres (CPM) e inaugurada a rede de proteção da quadra de esportes com o lançamento do campeonato de futsal com a participação de várias entidades da comunidade, dentre elas Corsan, Acisa, Brigada Militar, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banrisul, entre outras, ficando a partir daí a quadra à disposição da comunidade de segunda a sexta-feira no horário das 18h00 às 23h00”.

Os encaminhamentos médicos para os especialistas em otorrinolaringologia, neurologia, psiquiatria e oftalmologia eram feitos através de convênio com o Centro de Atendimento ao Educando (CIAE) de Passo Fundo. “No início, atendimentos de odontologia e pediatria eram encaminhados para a Unidade de Saúde e para o Hospital Comunitário em Nonoai. Logo depois, os atendimentos odontológicos foram realizados na própria instituição”, expõe Carmen.

Em 1998 a Escola foi municipalizada recebendo então o título de Escola Municipal de Ensino Fundamental Jair de Moura Calixto, Em 2007, a rede municipal de ensino inseriu a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No ano letivo de 2008, foi implantada a Sala de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especial (AEE), no início a instituição ofertava apenas o atendimento dos profissionais de psicopedagogia e psicologia. De 2009 à 2010 contou com o trabalho de uma fonoaudióloga, sendo que atualmente o atendimento ocorre via Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de Agosto de 2013 até os dias atuais conta com o trabalho de uma Assistente Social. A municipalização da estrutura física da instituição, aconteceu em 2010.

Em 10 gestões, além de Carmen, outros oito diretores passaram pela Escola, entre eles, Helmiton Francisco Soares, carinhosamente conhecido e mencionado pela comunidade como professor Chico, que assumiu a direção da instituição pela segunda vez em 2015.

Para o professor Chico, poder comemorar essa data estando a frente na direção escolar, é motivo de grande alegria, principalmente segundo ele, por que a escola está mudando seu formato, agregando valor, quebrando paradigmas, e ganhando uma nova imagem perante a sociedade, com a participação efetiva dos alunos e dos pais nas atividades propostas. “A mudança está acontecendo de dentro para fora da Escola. Essa data é também um marco histórico para Nonoai, temos muito o que comemorar”, afirma.

Entre as conquistas dos últimos anos, o diretor cita, a instituição dos conselhos, Escolar, dos Alunos e dos Pais, a presença e o trabalho constante da assistente social na instituição, a modernização do parquinho, o pátio novo para os alunos do jardim ao 3º ano, a implantação das apostilas, a elevação e a manutenção da nota do IDEB, a participação consecutiva nos Jergs, com a modalidade de atletismo e a implantação da mão única na rua em frente à Escola.

Relação escola-comunidade

De acordo com a assistente social, Simone Perin e a psicóloga Angela Maria de Barros, ao longo do tempo a Escola tem desenvolvido vários trabalhos envolvendo a comunidade escolar, palestras temáticas, projetos em parceria com as demais políticas e rede de atendimento, entidades e pessoas voluntárias que somam esforços para atender as demandas e problemáticas que se apresentam no meio escolar.

“A escola estimula a participação dos pais através de reuniões, palestras, entrega de boletins, apresentações realizadas pelos alunos, festas, gincanas e outros eventos. Todos os pais são convidados a participar de reuniões trimestrais, em situações extraordinárias, onde os professores, direção, e equipes pedagógica e técnica ficam à disposição para atendimento aos pais que tiverem interesse em acompanhar o rendimento escolar de seu filho”, acrescentam.

“Temos vivido momentos especiais, um deles é o projeto proposto pela professora de artes Andreia Vigne, que está proporcionando um colorido especial, trazendo vida e alegria para a Escola com as pinturas dos alunos nas paredes da instituição, o envolvimento faz toda a diferença”, expõe Chico, ao comentar que os alunos estão mais dispostos e empenhados em cuidar da estrutura física da Escola, quando participam das melhorias.

ÁREAS DE APOIO

Secretaria escolar

É responsável por todas as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos, professores e do quadro de funcionários, além de comunicados e expedições para apoiar o desenvolvimento do processo escolar, dando valor legal a toda a documentação expedida com aval do Secretário responsável e da Direção da Escola.

Biblioteca

Suporte no processo de ensino/aprendizagem dos educandos de todos os níveis de escolaridade, atuando não apenas como um centro de pesquisa, mas como um local de interação e desenvolvimento crítico dos alunos em fase de crescimento e amadurecimento cognitivo.

Laboratório de informática

Espaço de pesquisas, apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada. Este suporte serve de auxílio aos professores no planejamento de uma aula diferenciada, além de ser atrativa aos alunos. Sala com capacidade para 17 computadores com internet exclusiva.

Laboratório de ciências

Local exclusivo para experiências que promove a visualização dos conceitos explicados e discutidos em aula teórica, pois reúne os materiais e instrumentos para trabalhar conhecimentos químicos, físicos e biológicos.

Espaço de recreação

A escola dispõe de dois parques para atender em especial as turmas de educação infantil com uma estrutura de: escorregador, playground, gira-gira, tanques de areia, gangorra, dentre outros. Outro espaço para atividades e brincadeiras ao ar livre são os campos com grama que são utilizados por todos os alunos.

Sala de Multimídia I e II

A escola busca aproximar e motivar seus alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse sentido, é importante que o espaço seja adaptado com as novas e importantes tecnologias, como: informática, internet, vídeos, áudios, interatividade e toda a flexibilidade de recursos disponíveis com o uso da tecnologia. Essas salas foram adaptadas com aparelho de TV, equipamento de DVD, data show e lousa digital com o propósito de oferecer o acesso e a dinamização das aulas.

Refeitório

Espaço responsável por tornar a refeição um momento de aprendizagem e de convivência social.

Sala de Recursos Multifuncionais

É onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE, organizada com mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos público alvo da educação especial, em turno contrário à escolarização. A equipe de profissionais é composta por professor de AEE, psicopedagogo, psicólogo e Assistente Social, e, quando necessário, encaminhamento ao médico neurologista.

Gestão democrática

Refere-se à forma de organização interna da escola com a participação de toda a comunidade escolar na elaboração e execução dos projetos pedagógicos, político e administrativo.

Conselho escolar

É um órgão colegiado que tem função consultiva e deliberativa com a característica de parceiro em todas as atividades da escola. Envolve-se nas decisões coletivas relacionadas as questões administrativas, financeira e político-pedagógicas. Quanto à função deliberativa, propõe-se a tomada de decisões referentes às linhas gerais da escola, incluindo o gerenciamento dos recursos públicos. Além disso, esse colegiado tem o compromisso de avaliar todas as ações da escola assegurando o cumprimento da legislação e vigor.

PROJETOS E OFICINAS DESENVOLVIDAS

Projetos Valores para a vida

Tem como objetivo contribuir para a formação do caráter do aluno, acreditando em seu poder transformador, de forma que possa desenvolver-se e tornar-se um cidadão ético, humano, presente e ativo na sociedade.

Projeto Horta/Chás/Ervas medicinais

Objetiva-se favorecer o contato com a terra, a experiência da semeadura, cuidado e colheita, autonomia, responsabilidade, consciência sobre a importância da alimentação saudável e o trabalho coletivo.

Banda Marcial

É uma corporação musical que existe essencialmente pelo prazer de exercer uma tão especial forma de arte manifestada através da cultura tradicionalista gaúcha, incorporando o som o da marcha a sua apresentação musical. Utilizam instrumentos de metais e percussão. Em seus objetivos está a formação musical de seus integrantes, o estímulo de atividades coletivas de caráter cultural e social e o exercício da cidadania, contribuindo para a formação de melhores cidadãos e seres humanos.

Grupo de dança

Este projeto abrange várias categorias, dentre as quais se destaca a dança gaúcha, onde é trabalhado a importância da valorização dos costumes e tradições do Estado do Rio Grande do Sul. As demais categorias têm um enfoque nas datas comemorativas.

“Nesse momento especial que vivemos, não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que fizeram parte desta história as diretoras Carmen Signor Debastiani, Rosa Maria Nunes Faria Barbiero, Mara Lígia Dambrós, Marines Bernardelli Agostini, Flávia Borges, Marisa Fridellich Bringhenti e Alexandra de Oliveira, juntamente com suas vices e toda equipe, aos nossos 703 alunos, aos 42 professores e 28 funcionários que estão conosco no nosso dia a dia”, ressalta o diretor Helmiton Francisco Soares.

“Sinto saudades da época em que estive a frente da Escola e de todos que por lá passaram, pois todos deixaram a sua marca, a sua história e dizer que, a proposta de turno integral do CIEP de Nonoai foi possível graças ao empenho, responsabilidade, dedicação e amor de todos os envolvidos, pois sempre se buscou uma educação de qualidade, de inclusão, com oportunidades, direitos e deveres iguais a todos”, conclui a ex-diretora Carmen Signor Debastiani.

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